Radio Streams
SA Radio
24/7 Radio Stream
VCY America
24/7 Radio Stream
1066

CODE #

My Favorite Things
Home
NewsroomALL
Events | Notices | Blogs
Newest Audio | Video | Clips
Broadcasters
Church Finder
Live Webcasts
Sermons by Bible
Sermons by Category
Sermons by Topic
Sermons by Speaker
Sermons by Language
Sermons by Date
Staff Picks
CommentsALL -1 sec
Top Sermons
Online Bible
Hymnal
Daily Reading
Our Services
Broadcaster Dashboard
Members Only - Legacy

Pastores da IBR | São Paulo, Brazil
Contact Info | Edit
•  Email  |  Web
www.igrejaredencao.org.br
•  Twitter
•  Facebook
ADDRESS
Igreja Batista Redenção
Av. Gen. Ataliba Leonel, 3780
São Paulo - SP
02242-002
Brasil
Podcast + Codes
SERMONS EMBED | Info
Mobile Apps | Info
•  ROKU TV
•  Apple TV
•  Chromecast
Enjoy sermons from this broadcaster
on a variety of mobile devices.
MyChurch: igrejaredencao | Set
MyChurch Code#: 63668
Our Blog
Older
Newer
Blog
Post+
Search
  
Filter By

Salmo 82 - A Indignação do Justo Contra o Mal
WEDNESDAY, JULY 20, 2016
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
740+ views | 210+ clicks

Se não é possível encontrar consolo nos jornais e nos noticiários atuais, a Bíblia fornece consolo e orientação para quando estamos diante da injustiça. O Salmo 82 foi escrito em um tempo em que os responsáveis pela justiça não agiam muito diferente desse juiz brasileiro. A falta de temor a Deus e o desenvolvimento de um egoísmo terrível, desprovido de qualquer consciência e amor pelas pessoas, haviam produzido certa corrupção em Israel que nos pareceria familiar se pudéssemos voltar no tempo. De fato, houve várias fases nas quais existiu corrupção, mas, mediante repreensão da parte do Senhor e compromisso de homens tementes a Deus, os abusos eram contidos – como no caso de Josafá, que trabalhou pela purificação do sistema judiciário da época (2Cr 19.4-7) e que criou uma espécie de “corte de apelação” (2Cr 19.8-11). Contudo, nos dias do salmista, a justiça estava corrompida e a única coisa garantida por ela eram os interesses dos ímpios. A injustiça era tal que indignou o escritor do salmo. Entretanto, ele não recorreu à violência para sanar sua perplexidade e revolta. Em lugar disso, o salmo apresenta três atitudes para o homem justo que se depara com a injustiça – atitudes muito parecidas com as do profeta Habacuque, possivelmente contemporâneo do autor do salmo.

A primeira atitude do servo de Deus diante da injustiça é reconhecer a supremacia de Deus como juiz (v.1): “Deus se levanta na assembleia divina e julga no meio dos deuses” (’elohîm nitsav ba‘adat-’el beqerev ’elohîm yishpot). O salmo começa com uma afirmação enigmática. As Escrituras afirmam a existência de um Deus único e singular (Dt 4.35; 6.4; Is 44.6,8; 45.5,6). Contudo, o salmista pinta uma figura de uma assembleia de deuses, de modo a ser necessário entender seu propósito para que não se pense tratar-se de um ensino politeísta. O fato é que os falsos deuses são, certas vezes, tratados como se existissem com a finalidade, por parte de Deus e dos seus profetas, de repreenderem a idolatria dos israelitas por meio da comparação entre o soberano Deus vivo e a nulidade dos deuses das nações ao redor (Ex 15.11; Nm 33.4; Sl 86.8). Esse recurso servia para ressaltar a supremacia de Deus, evidenciar a insensatez do povo ao se apegar a divindades falsas e exigir deles fidelidade ao Senhor (Js 24.15,23,24; 1Sm 7.3; 1Rs 18.21). É nesse sentido que o salmista propõe a figura de uma reunião de deuses.

Sendo assim, ele se dirige aos idólatras perversos dos seus dias e oferece a ideia da supremacia Senhor por meio da imagem de Deus se levantando nessa assembleia como quem se levantava nas reuniões populares realizadas às portas da cidade. Essa ação de se levantar na assembleia tem uma conotação jurídica. Assim, como juiz, Deus se levanta para decidir e pronunciar uma sentença. O que o salmista quer enfatizar, na verdade, não é o poder de Deus para julgar entre os deuses que não existem, mas o poder para julgar o juízes maus e injustos de Israel. Essa intenção é percebida quando o salmista, na sequência, se dirige aos juízes israelitas que, sob a jurisdição de Deus, promoviam injustiças (v.2): “Até quando vós julgareis injustamente e favorecereis os ímpios?” (‘ad-matay tishpetû-‘awel ûpenê resha‘îm tis’û). Esse é um modo muito efetivo de transmitir uma repreensão que podia também ser dita assim: “Cuidado, juízes injustos! Se o Senhor julga até os outros deuses, quanto mais vós! Façam o bem ou sofram as consequências!”. Nesse sentido, o profeta Habacuque se une ao salmista para afirmar que a iminente destruição de Judá e da sua capital, Jerusalém, pela Babilônia (Hc 1.5-11) era nada menos que o veredito de Deus contra a impiedade: “Ó Senhor, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina” (Hc 1.12b).

A segunda atitude é agir de modo a promover a justiça. O salmista não olha para o quadro de corrupção judiciária em Israel e sua consequente injustiça social como quem está do lado de fora do problema. Ele se comove com o sofrimento dos aflitos (Hc 1.2-4 mostra que o profeta compartilha desse sentimento) e interfere na situação dirigindo-se aos juízes corruptos nos seguintes termos (v.3): “Decidi vós com justiça a causa dos pobres e desamparados, fazei justiça aos aflitos e necessitados. Livrai os pobres e desvalidos das mãos dos ímpios” (shiftû-dal weyatôm ‘anî warash hatsdîqû palletû-dal we’evyôn mîyad resha‘îm hatsîlû).

É nítida a tentativa do salmista de reverter o quadro dramático dos seus dias, ainda que sejam limitados os seus recursos para isso. Contudo, se a capacidade do salmista diante dos príncipes e juízes de Israel era pequena – razão pela qual ele lhes lança um clamor em vez de exercer contra eles alguma atitude de ordem prática –, a capacidade dos injustiçados era ainda menor. O salmista mostra, de modo hiperbólico, que as limitações que eles tinham em termos de força, de influência e até de cultura os tornava presas fáceis para os ímpios e para os corruptos (v.5): “Eles não conhecem, nem entendem. Perambulam na escuridão” (lo’ yad‘û welo’ yavînû bahashekâ yithallakû yimmôtû). O escritor do salmo não consegue olhar para isso sem se sentir obrigado a agir. Ele não ultrapassa os limites das suas possibilidades ou dos modos reverentes e santos de um servo de Deus, mas também não se isenta da responsabilidade de abrir sua boca contra a maldade.

A terceira atitude do servo de Deus diante da injustiça é clamar a Deus por promoção da justiça. A justiça é algo a ser buscado da parte daqueles que têm poder para executar não apenas a decisão justa, mas a efetivação prática da justiça. Nesse sentido, os juízes de Israel deveriam ser tais promotores. Por isso, o salmista se dirige a eles e os chama metaforicamente de “deuses” (v.6): “Eu disse: vós sois deuses e todos vós sois filhos do Altíssimo” (’anî-’amartî ’elohîm ’attem ûbenê ‘elyôn kullekem). A ideia não é descrever uma natureza divina em tais homens, mas falar da sua função de agir como representantes de Deus na decisão justa das causas e na proteção dos desamparados. Como eles agiram exatamente do modo contrário ao que era seu dever, o escritor recorre a um tribunal superior, ou seja, ao próprio Deus eterno, a fim de que faça o que os juízes se negaram a fazer por pura cobiça e interesse pessoal (v.8): “Ó Deus, levanta-te e julga a Terra, pois tu possuis todas as nações” (qûmâ ’elohîm shaftâ ha’arets kî-’attâ tinhal bekol-haggôyim).

O resultado da atuação divina em resposta a esse clamor não seria agradável aos juízes relapsos e corruptos. Na verdade, essa seria a sua derrocada (v.7): “Certamente morrereis como os [demais] homens e caireis do mesmo modo que os príncipes” (’aken ke’adam temûtûn ûke’ahad hassarîm tiffolû). Habacuque, ao orar ao Senhor sobre a condição de impiedade dos seus dias, clama a Deus que intervenha: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?” (Hc 1.2,3a). Apesar de ele dizer tais coisas na forma interrogativa – com questões que exalam sua indignação –, o significado dessas palavras recai sobre um pedido urgente para que Deus acabe com a injustiça e com o sofrimento dos fracos.

Estamos longe dos dias em que Judá ainda aguardava a punição divina por seus pecados, mas conhecemos a versão contemporânea da corrupção e dos desmandos no nosso país e ao redor do mundo. Vemos a maldade crescendo e tomando o espaço do respeito, do amor e da generosidade, fazendo jus à previsão de Jesus: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt 24.12). Revolta contra isso tudo é o que não falta. Mas é nesse contexto que os cristãos são chamados a tomar posição pelo que é justo e bom, fazendo o que está a seu alcance para a efetivação da justiça. É nessa situação difícil que eles são responsáveis por depender de Deus incondicionalmente, confiando em sua bondade presente e em seu julgamento futuro. O reconhecimento da supremacia do Senhor como santo juiz, além de acalmar nossos corações indignados contra o mal, impede de desejarmos tomar a justiça em nossas mãos, como um tipo de justiceiros, e acabar dando maltestemunho em lugar de reparar erros. Afinal, a dependência do Senhor que produz um procedimento justo e amoroso é uma das marcas distintivas daqueles que foram salvos das trevas pelo bom Deus: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tg 1.27).

Pr. Thomas Tronco

Category:  Reflexões diárias

post new | clone this | rss feed | blog top »
Text feature this blog entry
Our Blog
Older
Newer
Top


Mike Berzins
Rahab & Elisha's Heroic Deceit

Should Christians Tell Lies?
Sunday Service
Resurrection Baptist Church
Play! | MP3 | RSS


Technology, Not Techniques

Hourly: Seventh Day of God's Creation
Dr. Bill Jones
New York Gospel Ministries
Staff Picks..

Sponsor:
John Bunyan Conference

Annual John Bunyon Conf­er­ence disc­uss­ing Progr­ess­ive Cov­ent­al­ism and New Cov­en­ant The
https://ptinct.com/register..

Sponsor:
Start to Finish: Tony Evans Podcast

Feat­ured guests incl­ude Kirk Frankl­in, Tony Dungy, Prisc­illa Shir­er, & more.
https://www.namb.net/podcas..

Sermon: Daniel 7A: Four More Beasts
Dr. Fred DeRuvo

SPONSOR

SPONSOR



SA UPDATES NEWSLETTER Sign up for a weekly dose of personal thoughts along with interesting content updates. Sign Up
FOLLOW US


Gospel of John
Cities | Local | Personal

MOBILE
iPhone + iPad
ChurchOne App
Watch
Android
ChurchOne App
Fire Tablet
Wear
Chromecast TV
Apple TV
Android TV
ROKU TV
Amazon Fire TV
Amazon Echo
Kindle Reader


HELP
Knowledgebase
Broadcasters
Listeners
Q&A
Uploading Sermons
Uploading Videos
Webcasting
TECH TALKS

NEWS
Weekly Newsletter
Unsubscribe
Staff Picks | RSS
SA Newsroom
SERVICES
Dashboard | Info
Cross Publish
Audio | Video | Stats
Sermon Player | Video
Church Finder | Info
Mobile & Apps
Webcast | Multicast
Solo Sites
Internationalization
Podcasting
Listen Line
Events | Notices
Transcription
Business Cards
QR Codes
Online Donations
24x7 Radio Stream
INTEGRATION
Embed Codes
Twitter
Facebook
Logos | e-Sword | BLB
API v2.0 New!

BATCH
Upload via RSS
Upload via FTP
Upload via Dropbox

SUPPORT
Advertising | Local Ads
Support Us
Stories
ABOUT US
The largest and most trusted library of audio sermons from conservative churches and ministries worldwide.

Our Services | Articles of Faith
Broadcast With Us
Earn SA COINS!
Privacy Policy

THE VAULT VLOG
Technology, Not Techniques
Copyright © 2024 SermonAudio.